Especialização Lato Sensu Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Nome do Curso
Especialização Lato Sensu Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Público Alvo
Professor em exercício da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e portador de diploma de curso de graduação (bacharelado ou superior de tecnologia).

Regime de Matrícula
A matrícula é realizada semestralmente

Distribuição de Vagas
No âmbito dos programas partir das demandas articuladas com os Polos que inscritos para a oferta e que estejam em situação favorável para receber o Curso, sendo 30 vagas por polo.

Perfil Profissional
Formar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas esferas da docência, da intervenção técnico-pedagógica, no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica com pesquisa aplicada e na gestão institucional, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos na EPT. 

O egresso do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica deve apresentar como perfil profissional a capacidadede

  • Atuar em diferentes níveis de ensino, instituindo espaços participativos na relação ensino e aprendizagem pautada pelo respeito mútuo, assim como pelo respeito à trajetória e aos saberes dos estudantes. 
  • Promover a ênfase na relação dos conhecimentos cinéticos e técnicos, assim como com o mundo do trabalho.
  • Desenvolver ações que consolidem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Promover o processo educativo de caráter crítico-reflexivo com atitude orientada pela e para a responsabilidade social.
  • Promover a integração entre a educação profissional e tecnológica e a educação básica, através dos eixos de verticalidade e horizontalidade. 
  • Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização e da mediação, visando à formação critica, humanística e a competência técnica na área do conhecimento e de atuação profissional dos estudantes. Estabelecer relações entre estado, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura, formação humana e educação.

Áreas de Atuação
O campo de atuação será escolas de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio, públicas ou particulares, fundações, sociedades civis sem fins lucrativos que lidam com a Educação Profissional em suas diversas modalidades e ofertas.

Nível do Curso
Pós Graduação Lato Sensu

Modalidade de Oferta
Educação a Distância.

Forma de Ingresso
Processo seletivo classificatório com base em análise curricular, segundo critérios definidos através de Comissão Organizadora e indicada pelo Reitor da Instituição.

Unidade em Funcionamento:

  • IFAC (Instituto Federal do Acre).
  • IFRO (Instituto Federal de Roraima);
  • IFAM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A Estrutura do Curso está organizada de modo que sejam contemplados:

  • Momentos Presenciais: exposição e discussão dos conteúdos tendo como suporte o Projeto Pedagógico do Curso, o Plano de Ensino do Docente e o material didático. Serão ministradas por professores mestres e doutores com o objetivo de conduzir e orientar os alunos/professores nesse processo, como apoio dos tutores presenciais e a distância para esclarecimentos complementares; sendo a avaliação final preponderante neste processo relacional de presencialidade.
  • Estudos a Distância: Os estudos a distância estarão apoiados em atividades complementares - as atividades de percurso.
  • Atividades de Percurso (AP): são atividades avaliativas desenvolvidas ao longo da disciplina e que visam a complementação dos estudos.

Tempo de Duração do Curso
O curso se desenvolverá em três semestres letivos, sendo as aulas presenciais ministradas aos sábados. As aulas serão disponibilizadas no AVA, considerando as especificidades e diferença de fuso horário dos parceiros e ainda as aulas serão gravadas e disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A integralização da carga horária dos componentes curriculares será realizada da seguinte forma:

  • 20% - no mínimo - sobre a carga horária teórica de cada componente curricular ocorrerá de forma presencial;
  • carga horária restante - através do AVA.

Carga Horária Total das Disciplinas

 

Carga Horária Total do Curso
560 horas

Resolução de Autorização