IFAM e DEaD participam do ESUD 2023

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) esteve presente no 20º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e 9º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – ESUD|CIESUD, realizado entre os dias 23 e 27 de outubro em Campo Grande/MS. O Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) é promovido anualmente, desde 2002, pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e este ano foi sediado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio de sua Agência de Educação Digital e a Distância (Agead).

Com a temática “Educação a Distância: políticas públicas, gestão, governança e qualidade” o ESUD/CIED 2023 teve como objetivo promover espaços de diálogo, cooperação, divulgação científica e trocas de experiências sobre educação a distância no Brasil, tendo como foco políticas públicas, gestão, governança e qualidade.

O evento foi marcado pela presença de representantes do MEC e da CAPES e de pesquisadores nacionais e internacionais que discutiram temas relacionado às políticas públicas de EaD, Inteligência Artificial (IA), Gestão e Governança na EaD, Educação ao longo da vida além de outras temáticas relacionadas ao tema central do evento.

Participação do IFAM

O IFAM destacou-se pela participação da servidora Bianca Santos Bento da Silva, pedagoga da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), que participou no dia 25 de outubro do painel temático “Institucionalização da EaD: experiências e modelos pedagógicos”, onde apresentou um pouco da trajetória do IFAM na oferta de EaD e as perspectivas para a institucionalização da modalidade para além das ofertas de EaD por meio de programas e fomentos externos.

Estavam também presentes ao ESUD o Coordenador de Curso e Programas da DEaD, Fábio Serra Ribeiro Couto (na ocasião representando o Diretor de EaD prof. Gustavo Bernhard que estava na cidade de Fortaleza coordenando a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais - JIF) e a Coordenadora Geral da UAB no IFAM, professora Tânia Midian, do campus Manaus Centro. Na ocasião houve a participação nas reuniões do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – ForUAB. As reuniões do Fórum abordaram entre outros temas informações da CAPES sobre os próximos Editais, a aprovação da minuta do GT do Regimento do Fórum UAB e também foi realizada a eleição para o Conselho Técnico Consultivo (CTC) do Fórum UAB.

O encontro possibilitou a construção de diálogos com representantes da EaD de outras IPES da região norte como o IFRR, a UFT e a UFPA.

Servidores do IFAM e IFRR

Equipes UAB no ESUD 2023

O IFAM participou ainda de reunião presencial promovida pela Rede de Pesquisa EaD Brasil e Internacional, da UniRede, coordenada pelas professoras Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG); Maria Luisa Furlan Costa (UEM) e Lilian Giotto Zaros de Medeiros (UFRN), por meio de sua coordenadora na região norte, a pedagoga Bianca Santos Bento da Silva. A Rede de Pesquisa também tem como membros do IFAM, o professor Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard, diretor de EaD do IFAM e o professor Dr. Juliano Milton Kruger, do IFAM Campus Manaus Zona Leste.

Durante a noite do dia 26 de outubro foi realizada a Assembleia Geral da UniRede com eleição para nova gestão para o biênio 2024-2025, assumindo a presidência da Associação a profa. Maria Carmem Diógenes Rêgo, da UFRN e seu vice, professor Alexandre Martins dos Anjos (UFMT). Na ocasião a pedagoga Bianca Santos Bento da Silva foi reeleita como representante dos Associados Colaboradores da região norte para o biênio 2024-2025 junto à UniRede.

Representantes Eleitos da UniRede - Gestão 2024-2025.

Ainda na noite de 26 de outubro aconteceu o momento de lançamento de livros no evento, o IFAM esteve mais uma vez presente quando do lançamento do livro Educação com uso de Tecnologias: conceitos e perspectivas, resultado dos estudos realizados na Rede de Pesquisa em EaD Brasil e Internacional, que contou com um capítulo escrito pelos servidores Bianca Santos Bento da Silva, Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard, Juliano Milton Kruger e pela servidora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Gislene Magali da Silva.

Ainda no lançamento de livros, os servidores Bianca Santos Bento da Silva e Juliano Milton Kruger puderam representar o IFAM por meio de capítulo produzido para o livro Educação Superior Presencial e a Distância: expansão, transições políticas e novas regulações. As produções são contribuições do IFAM para (re)pensar a EaD em nosso estado e em nosso país.

O encontro finalizou com a mesa composta pelo atual Presidente da Associação UniRede, prof. Alexandre Martins dos Anjos, pela Coordenadora Geral do Esud|Ciesdu 2023, profa. Daiani Damm Tonetto Riedner (UFMS), e pelo Diretor da AGEAD-UFMS e Representante da Região Centro Oeste na UniRede prof. Hércules da Costa Sandim, que fizeram o balanço sobre o sucesso do evento por meio das discussões realizadas durante os cinco dias e as contribuições ali construídas para as necessárias políticas públicas e práticas de EaD em nosso país. Na ocasião foi anunciada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como a próxima instituição a sediar o Esud|Ciesdu 2024.

O IFAM por meio de suas ações e seus pensares em âmbito regional e nacional busca se fortalecer por meio da oferta de uma EaD pública e de qualidade socialmente referenciada estando presente nos grandes fóruns de discussão da modalidade.