A Educação a Distancia no IFAM


O Sistema EaD no IFAM consiste na oferta de Cursos na Modalidade Educação a Distancia nos diferentes níveis, etapas e outras modalidades da organização da Educação Básica e Educação Superior no Brasil. Atualmente, o IFAM desenvolve a oferta de nove Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Subsequente vinculados ao Programa e-Tec da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em 14 Polos presenciais no Estado do Amazonas, a saber: Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Eventos, Serviços Públicos, Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Secretaria Escolar, Alimentação Escolar, Meio Ambiente e Redes de Computadores.

Em relação à Graduação está em percurso o Curso de Licenciatura em Física pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Neste nível de formação também contamos com duas turmas dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras LIBRAS na condição de Polo EaD vinculado à Federal de Santa Catarina (UFSC).

No tocante à Pós-Graduação, se encontra em desenvolvimento o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica, numa articulação interinstitucional entre os Institutos Federais do Amazonas, Acre e Rondônia por meio do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal PLAFOR/SETEC do Ministério da Educação.

Também dispomos de parceira interinstitucional na oferta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Recursos Hídricos, parceria entre Instituto Federal do Ceará e a Agência Nacional de Águas, sendo o IFAM o único Polo EaD da Região Norte nesta oferta.

Há, ainda, a oferta de 08 Cursos Livres on-line na Plataforma MOOC (Massive open online Course), os quais representam uma experiência orientada e colaborativa em parceria com a Rede Tim-Tec/Instituto TIM ao entender a comunidade virtual como um todo em grande perspectiva de formação.