Eventos deste site

Atualmente não existem itens nessa pasta.

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA PÚBLICA DA REGIÃO NORTE - CONEaD

CONEaD Norte Congresso de Educação Superior a Distância Pública da Região Norte
Quando 17/04/2024 a 18h00 a
19/04/2024 a 20h00
Onde MANAUS CAMPUS CENTRO
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

A primeira edição do Congresso de Educação Superior a Distância Pública da Região Norte (CONEaD Norte) teve início na noite desta quarta-feira (17). Realizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), a cerimônia de abertura do evento ocorreu no auditório Jorge Furtado do Campus Manaus Centro (IFAM-CMC), com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.

Com a temática ‘Multiculturalismo na EaD: potencialidades e desafios formativos’, o congresso tem como objetivo fortalecer e ampliar os esforços de colaboração desenvolvidos entre as instituições públicas de ensino superior do norte do Brasil, além de assegurar um olhar plural de discussão e reflexão sobre as especificidades da oferta de EaD pública e de qualidade social referenciada.

A importância da EaD na região Norte foi um dos principais pontos destacados durante a cerimônia. Os membros da mesa de abertura ressaltaram como a educação a distância tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, especialmente em áreas remotas e carentes de recursos educacionais.  Foi enfatizada ainda a capacidade da EaD de superar barreiras geográficas e socioeconômicas, permitindo que estudantes da região Norte tenham acesso a conteúdos educacionais diversificados e atualizados. Isso contribui não apenas para a formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Durante seu discurso, a diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED-Capes), professora Suzana dos Santos Gomes, enfatizou a escolha da temática da primeira edição do CONEaD Norte. “Fiquei muito feliz com o tema do congresso. As iniciativas regionais e locais são importantes. O tema escolhido é muito instigante. Uma EaD inclusiva e de qualidade precisa considerar as questões do campo multicultural, as diferentes culturas. E o multiculturalismo precisa perceber que a EaD é a oportunidade de levar educação de qualidade para diferentes culturas espalhadas pelo Brasil”, ressaltou.

O diretor da Educação a Distância do IFAM, professor Gustavo Galdino Rodrigues Bernhard, destacou a importância da EaD para a democratização do ensino superior, principalmente no interior do Amazonas, e anunciou a oferta de turmas para o curso de licenciatura em Pedagogia. “A educação a distância democratiza muito a oferta do ensino superior no Brasil. Esse pensamento é que fortalece o nosso trabalho todos os dias. Sabemos que, por meio da EaD, conseguimos alcançar indivíduos que talvez presencialmente não conseguissem realizar sua graduação. Dentro do tema multiculturalismo e das nossas propostas enquanto Instituto, iremos ofertar a capacitação de licenciatura em Pedagogia que é uma demanda muito importante, porém reprimida para o interior do estado, sobretudo para os nossos indígenas que têm dificuldade de acesso. Numa primeira iniciativa, por meio da UAB (Universidade Aberta do Brasil), iremos ofertar duas turmas com 60 alunos para comunidades indígenas localizadas na cidade de Coari, nosso primeiro demandante, no segundo semestre de 2024”, afirmou.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a primeira edição do CONEaD Norte é um momento para dialogar sobre atuação das instituições na oferta da EaD pública a partir do multiculturalismo. “A temática é muito importante para ser discutida neste congresso, de que forma a EaD poderá contribuir para que todas as instituições da região Norte possam dialogar com a comunidade, possam propor alternativas de melhoria de qualidade de vida, onde a educação presencial não tem como chegar. Do meu ponto de vista, a EaD não substitui a presencial e nem vice-versa, elas se complementam. O evento de hoje é de suma importância sobre democratizar o acesso e oportunizar educação aos cidadãos, mas ao mesmo tempo fazer uma reflexão de como está essa atuação. Espero que esta primeira edição realizada aqui pelo IFAM seja motivadora dos próximos congressos para discutir a oferta desta modalidade de ensino tão importante para a nossa sociedade”, disse.

O congresso ocorre até amanhã (19) e tem a correalização assinada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e pelo Instituto Federal de Tocantins (IFTO),  por meio de seus Núcleos e Centros de Referência em EaD: NITAE, NEaD e CREAD, respectivamente.

Conferência de abertura

Após a mesa de abertura, a professora Suzana dos Santos Gomes, da DED-Capes, realizou a conferência ‘Gestão da educação a distância no Sistema UAB’. A professora Karla Colares Vasconcelos, representante da Região Norte do Fórum UAB, foi responsável pela mediação da atividade.

Programação

Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, mostra audiovisual, painéis temáticos (Multiculturalismo na EaD: quem somos e como fazemos educação a distância de qualidade? Processos formativos inclusivos e multiculturais: experiências inspiradoras), oficinas (Produção de podcasts para EaD / Ambientação e sensibilização de discentes para modalidade EaD: como fazer? Permanência e êxito na EaD: dimensões e possibilidades) e sessões de comunicação oral (com submissões nos formatos presencial e online), sempre com temáticas que evidenciem a oferta de EaD pública e superior no norte do país.

O evento tem o apoio do Fórum de Coordenadores da UAB e da Associação Universidade em Rede (UniRede), abrigando na programação o Seminário Regional UniRede - Norte e a reunião de Coordenadores UAB da região.

Mais informações sobre esse evento…