A Educação a Distância no IFAM


A Diretoria de Educação a Distância ofertar à comunidade cursos em todos os níveis e modalidades educacionais: Formação Inicial e Continuada – FIC, técnico, graduação e pós- graduação lato e stricto sensu, consolidando as ações e políticas educacionais de ensino inovador, extensão tecnológica e pesquisa aplicada por meio da Educação a Distância – EaD.

Democratizar o acesso desde a educação técnica profissional à graduação e pós-graduação, qualificando profissionais para o mundo do trabalho, ampliando o acesso à educação no Estado do Amazonas, por meio da oferta gratuita e pública de cursos na modalidade a distância, e, por conseguinte, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da população, são também objetivos do CREaD.

Atualmente, as atividades da Educação a Distância no IFAM ocorrem por meio dos programas governamentais existentes, como a Universidade Aberta do Brasil – UAB que contribui para a expansão da modalidade nos 17 campi do Instituto.  

Possuímos a oferta de aproximadamente 1.700 vagas de cursos de graduação e de pós-graduação, com um número de inscritos na ordem de 4.379 candidatos, sinalizando, assim, o potencial e a necessidade de capilarizar cada vez mais essa oferta, também, com apoio dos polos EaD do governo do estado.

Entre os anos de 2017/2019 foram instituídos 7 Polos com oferta de graduação em EaD, sendo 5 deles no estado do Amazonas e 2 no estado de Roraima. Já a oferta de cursos de especialização foi feita em 5 Polos, sendo 4 no estado Amazonas e 1 no estado de Rondônia.

Estamos trabalhando para a expansão de nossas ações, além dos 3 Polos associados UAB nos campi de Presidente Figueiredo, Tabatinga e Parintins; 16 NUTEaD, assim instalados: 3 no município de Manaus e 1 NUTEaD nos municípios de: Coari, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé; além de 6 polos ativos nos municípios de: Barreirinha, Borba, Envira, Manaquiri, Novo Airão e Rio Preto da Eva.  No estado de Roraima, passaremos a possuir 6 Polos ativos, distribuídos entre os municípios de: Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Cantá, Bonfim e Mucajaí. No estado de Rondônia possuímos Polos em 2 municípios: Porto Velho e Ariquemes. Alcançando um total de 30 Polos credenciados aptos para a oferta de cursos.

Recentemente lançamos um novo caminho de aprendizagem para os cursos livre do IFAM, por meio da ESCOLA VIRTUAL.  A plataforma está hospedada no site da EAD do IFAM: http://ead2.ifam.edu.br/, onde disponibilizaremos cursos livres para todos os públicos, com objetivo na qualificação da população em geral.